quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sabe-se que todo fruto é originado de uma flor. Mas você já o viu sendo formado? E o que ocorre depois?
Bom... O que tenho aqui vai ajudar-te a entender:

(1:40 - 2:40)

Essas são fases que normalmente não conseguimos acompanhar sem auxílio de materiais necessários ou até mesmo ambiente.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Angiospermas & Pteridófitas

ANGIOSPERMAS

O que são e características gerais

As angiospermas são plantas que possuem sementes  protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores.

A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização. Já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas.

As angiospermas podem ser divididas em dois grupos:

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas

Exemplos: ipê, jacarandá, rosas, feijão, vagem, leguminosas, etc.

Utilidades :
Elas são o grupo vegetal mais diverso e representativo. Sendo assim, são muito importantes para o homem em diversos aspectos, como a agricultura (são os principais componentes da dieta dos seres humanos), medicina (plantas medicinais), economia (indústria madeireira e de celulose) e ornamentação. Têm também papel fundamental na reciclagem do O2 e CO2 atmosféricos e regulação climática.


Curiosidades:

- Existem na natureza cerca de 230 mil espécies de plantas angiospermas.

- Cerca de 65% das angiospermas são dicotiledôneas.



PTERIDOFITAS

As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. 

Características principais

- Corpo composto por raiz, caule e folhas;

- São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. 

- Possuem folhas divididas em folíolos;

- As folhas novas surgem enroladas;

- A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento.

- O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta;

- Possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores;

- Possuem caule, chamado de rizoma, muito parecido com uma raíz.

Exemplos: Avencas, Samambaias, Xaxins e Cavalinha

Curiosidades:

- As plantas pteridófitas foram as primeiras que desenvolveram um sistema destinado ao transporte de seiva.

- São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias.

- Algumas espécies de samambaias podem crescer até 15 metros.

Gimnospermas

      





               As gimnospermas são usadas como plantas ornamentais, para decorar jardins de casas, empresas, condomínios, clubes e ec. tSão úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes. 
           Algumas sementes como o pinhão são comestíveis. 
           Fornecem uma substância usada na composição de ferramentas laboratoriais.


Musgo congelado por 400 anos volta à vida



Uma medição feita com datação de carbono determinou que as plantas tinham entre 400 e 600 anos e ficaram sepultadas durante a Pequena Era do Gelo, que ocorreu entre 1550 e 1850




OTTAWA, 29 Mai 2013 (AFP) - Plantas sepultadas durante séculos sob o gelo no extremo norte do Canadá voltaram à vida após terem sido expostas ao ar e à luz do sol, revelou um estudo canadense.

A pesquisadora Catherine La Farge, da Universidade de Alberta, coletou o que acreditava ser musgos mortos (ou briófitas) nas bordas de uma geleira que recuou em Sverdrup Pass, na Ilha Ellesmere.

Uma medição feita com datação de carbono determinou que as plantas tinham entre 400 e 600 anos e ficaram sepultadas durante a Pequena Era do Gelo, que ocorreu entre 1550 e 1850.

Então, La Farge conseguiu reviver os musgos em laboratório, derrubando uma hipótese existente há muito tempo de que os vestígios de uma planta exposta após o recuo de geleiras polares estariam todos mortos.

Anteriormente, o crescimento de novas plantas nestas áreas era considerado o resultado da rápida colonização por plantas modernas em volta da geleira.

Mas La Farge demonstrou a resistência das plantas em uma pesquisa publicada esta semana na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Nós sabemos que as briófitas podem permanecer adormecidas por muitos anos (em desertos, por exemplo) e que, depois, são reativadas, mas ninguém esperava que revivessem depois de quase 400 anos debaixo do gelo", indicou em um comunicado.

Em seu laboratório, ela triturou o material vegetal e o colocou em terra de jardim. Em questão de semanas, filamentos verdes começaram a brotar. Das 24 amostras, sete apresentaram crescimento, regenerando-se com sucesso a partir do material de origem.

Os musgos são resistentes e existem há cerca de 400 milhões de anos. Eles evoluíram das algas marinhas, abrindo caminho para outras plantas terrestres.

Ao contrário da maioria das outras plantas, eles se reproduzem clonando suas células, afirmou La Farge. "Qualquer célula de briófita pode se reprogramar para iniciar o desenvolvimento de uma planta totalmente nova. Isto equivale às células-tronco em sistemas faunísticos", explicou.

A maior flor do mundo


     A Titan Arum (Amorphophallus titanum),a maior flor do mundo,é também a flor mais mal-cheirosa.Essa flor, exala um odor fétido quando precisa ser polinizada, atraindo moscas e besouros que se alimentam de carniça para levar o pólen de uma planta à outra.
    
   A planta nasce de um tubérculo que chega a pesar cerca de 80 quilos. No meio da planta aparece um talo alto que, num solo selvagem, pode chegar a 6 metros de altura. Nas estufas, foram medidas alturas de cerca de 3 metros. A base se abre como uma saia ou um sino e esconde milhares de flores (evento conhecido por inflorescência, pois contém várias flores).


Cladograma Reino Plantae

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Insetos


O que são 

Os insetos são animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Sugiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, podemos destacar: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitas outras.

Destacando uma delas, vamos falar das formigas. Em especial da Formiga Bordadeira.
Essas, têm a fama de ser responsáveis por "fenômenos religiosos". No Estado do Espírito Santo, região da serra, por exemplo "formigas" sensíveis à arte, bordam nas folhas das árvores imagens de Nossa Senhora.

Depois de um tempo, em uma entrevista feita pelo Globo Reporter, o prof. Marcelo Teixeira Tavares disse não haver qualquer tipo de relação entre as imagens e as formigas. Fez isso analisando o tipo de furo deixado nas folhas que eram perfeitamente circulares como os feitos pela ponta de um alfinete.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Anfíbios

  • A Rã-voadora habita as florestas do Sudoeste Asiático. Na verdade não consegue voar, mas plana muito bem. Quando salta de uma árvore para outra afasta bem os dedos e então a membrana interdigital (que fica entre os dedos) transforma cada uma das patas num pára-quedas e a rã cai suavemente no ar, até chegar ao tronco de outra árvore.

  • O menor sapo do mundo é de Cuba com apenas meia polegada. O maior vem do Oeste da África e tem aproximadamente 12 polegadas.


Subfilo Arachnida

         A classe Arachnida inclui as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos. Apesar de existir grande diversidade de formas entre os aracnídeos, eles apresentam muitas características em comum. 
        O corpo é normalmente dividido em cefalotórax e abdômen, que, nos aracnídeos, pode também receber os nomes de prossomo e opistossomo, respectivamente. Os aracnídeos diferem dos outros artrópodes por não possuírem antenas nem mandíbulas. Eles possuem, como estrutura desenvolvida, as quelíceras, fato que deu ao grupo o nome de animais quelicerados.  Outra característica importante dos aracnídeos é a presença de quatro  pares de pernas no cefalotórax. O abdome não contém apêndices, embora nos escorpiões exista um par de apêndices sensoriais localizados logo no início do pré-abdome.
           Os aracnídeos são artrópodes terrestres, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho: o grupo dos Hydracarina. Muitos possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar suas presas. O veneno da maioria das aranhas e dos escorpiões não é tóxico para o homem, mas existem espécies que podem representar algum perigo, especialmente para crianças. Entretanto, o número de casos fatais é abaixo e existem soros contra a picada desses animais, 

  • Sistema excretor dos aracnídeos: A excreção nos aracnídeos é feira por túbulos de Malpighi, semelhantes aos dos insetos, e também por glândulas localizadas na base das pernas, denominadas glândulas coxais. 
  • Sistema respiratório: A respiração é feita por filotraquéias, também denominadas "pulmões foliáceos". Nos escorpiões, essas são as únicas estruturas respiratórias, mas nas aranhas além das filotraquéias, existem as traquéias, semelhantes às dos insetos.


Subfilo Crustacea

Curiosidades sobre os Crustáceos:

  • Um camarão de 5 cm de comprimento é mais barulhento que uma baleia azul de 140 toneladas. Apesar disso, nós não conseguimos escutá-los. Isso porque seus sons são emitidos em uma frequência abaixo da que é possível ser ouvida pelo homem.
  • O maior camarão de água doce do mundo vive nos rios da Amazônia. Ele chega a medir 48 centímetros de comprimento. 
  • As lagostas aparecem em várias cores na natureza. Depois de cozidas, porém, todas são vermelhas. Cada uma põe, em vida, cerca de 100 mil ovos
  • O carangueijo-fantasma corre a 5 km/h. Comparado a seu tamanho, a velocidade é extraordinária.
  • Há cerca de 26 mil espécies de crustáceos na natureza.
  • A palavra "crustáceo" origina-se do latim "crusta", que significa "carapaça dura".
  • O camarão é conhecido como o "lixeiro do mar". Ele tem essa fama por se alimentar de animais mortos e outros detritos orgânicos.
  • O caranguejo ermitão é um dos poucos crustáceos que não possuem carapaça. Por isso eles se abrigam na concha abandonada de moluscos.



Filo Arthropoda

        O Filo Arthropoda, devido a sua boa adaptação a diferentes ambientes e suas características mais desenvolvidas, agrupa mais de 800 mil espécies. A maioria de sua variedade se deve ao seu sub filo insecta, sendo distribuído por mais de 30 ordens a partir do critério da contagem do número e forma das asas.


      O filo inclui crustáceos, insetos, aracnídeos, diplóides e chelópodes, podendo variar de tamanhos microscópios até grandes envergadoras com vários metros!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Filo Annelida

       Anelídeos na agricultura, economia e medicina

     As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. Após a digestão, eliminam as fezes que são ricas em restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando o solo. O húmus, como são chamadas as fezes são ricas em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macronutrientes necessários às plantas em geral.

      Ao se movimentarem pelo interior da terra, as minhocas formam túneis, os quais auxiliam na aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas, sendo de suma importância para a agricultura. Outras minhocas com grande importância ecológica são os Tubifex em que, sua proliferação permite identificar águas poluídas por detritos orgânicos.

  • ·         Acredita-se que as minhocas podem revolver cerca de cinco toneladas de terra durante um ano. Estima-se também que, a cada metro quadrado de solo, existam 8.000 minhocas. Em solos muito férteis, elas podem chegar a 100.000 por metro quadrado.
  • ·         As minhocas se reproduzem rapidamente: uma única minhoca põe de 12 a 16 milhões de ovos ao longo de sua vida que gira em torno de 16 anos. Sua maturidade sexual é atingida entre os 60 e 90 dias de idade. E sua reprodução pode ocorrer ao longo do ano, principalmente nas épocas de clima quente e úmido.
  • ·         Sanguessuga (Hirudo medicinalis).Em séculos passados, elas eram utilizadas amplamente na medicina, para extrair o sangue das pessoas e tratar de problemas como a pressão alta, por exemplo. O paciente melhorava e não sentia nenhuma dor com este processo, pois a sanguessuga libera uma substância anestésica e anticoagulante, a hirudina.
  • ·         Atualmente as sanguessugas te sido usadas na prevenção de necrose tecidual, após cirurgias reparadoras. Nos dias atuais, a substância encontrada em sua saliva é utilizada para tratar trombose.
  •    Os poliquetos, que, em sua grande maioria, são animais marinhos; não são muito populares, nem conhecidos, pois vivem enterrados no fundo do mar. Uma curiosidade: uma espécie de poliqueto, o Eunice viridis, conhecido como palolo, é um prato requintado da culinária das ilhas de Samoa e Fiji, no oceano Pacífico.

terça-feira, 27 de maio de 2014

A última peça

A evolução dos seres vivos não terminou
Os seres-humanos não somente estão evoluindo, mas também acelerando o seu processo evolutivo.  Fazem isso por meio de vacinas, antibióticos, antivirais, entre outros medicamentos.
Para entender melhor, vamos conceituar o termo Evolução:
Para isso, vamos recorrer à história da biologia: a Árvore Filogenética- um simples esquema de conexões que representa o ciclo evolutivo dos seres vivos e que nos ajuda a entender muito bem como tudo aconteceu.
Essa é a Árvore Filogenética em todo seu esplendor (o que já não é bem uma árvore! Isso aqui está mais pra uma "Esfera da vida"). 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWYK5dvV6xrYSGk6jsJHofYdOaYInFdxeVZzWHSR29q7E8p9pxYeUoN3EtJaUpMrsrW7G5D5b8eawb9bRqKyHLBm0p6biEsuFKicVwScrRvVbaw-eNTZ7zr3I3jXiBrezi7_8oD8oz6jUl/s1600/tree_of_life.jpeg

 Este modelo é um pouco mais fácil de visualizar! ( com certeza )
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhPwTBIbxBmKQ0A98x_0wWdeQ-yhieMw8nsrgp21ucIGVs2tE_
Fazendo uma reflexão sobre essa extraordinária árvore milenar, pude observar que cada evolução, seja essa por Anagênese ou Cladogênese, se dá por um motivo especial que geralmente é uma dificuldade imposta pela natureza, que gera assim uma necessidade. A mutação ou o surgimento de uma nova espécie podem ser vistos então como a solução encontrada para determinado problema.
Conceituado isso, é preciso relacionar, agora, as diferentes formas evolucionárias em questão. Digamos que o processo de evolução do homem deve-se em sua maioria ao fato de serem indivíduos racionais.
Você deve estar se perguntando: o que é que esse maluco está tentando me dizer?
O que eu quero dizer é que o fato de sermos racionais nos remete ao modo como solucionamos nossos “problemas” biológicos. Se surge uma doença, os cientistas (biólogos, biomédicos, biotecnólogos, etc.) recorrem a recursos naturais que possam erradicá-la. Nós nos utilizamos de características oriundas de outros animais, em prol da sociedade.
Teste do pezinho.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgewc7OWK2BYT3d3ie0ljMcglNC_egGxPceDGKJVV8JQgBcbEIXw
E para massificar isso, pense no seguinte: Uma criança, Logo quando nasce faz o teste do pezinho. Com isso é feito um check up, no qual é possível descobrir uma série de doenças que a criança pode vir a desenvolver. Enquanto que um recém-nascido à apenas 200 anos atrás morria sem se quer saber a causa de sua morte. Isso meus amigos é evolução.
Não precisamos esperar mil ou até mesmo milhões de anos para sofrer uma variação genética devido a uma dificuldade imposta pela natureza! Muito pelo contrário, os cientistas do mundo todo se utilizam da natureza para vencer obstáculos o mais rápido possível e manter o equilíbrio da vida!
Isso parece bom? Sim, isso é ótimo, mas há um problema nessa história toda. Acontece que muitas vezes essas modificações biológicas, promovidas pelo homem, resultam em muitos conflitos sociais, nos quais há dois lados: o que apoia as mudanças e outro que procura manter a ordem natural das coisas. Geralmente esse último (conservador) é composto por teólogos ou leigos que dizem que “tudo que vem de Deus não precisa ser mudado”. E aqui, caros leitores! Entra a argumentação de forma sutil, porém crucial para o desfecho desse processo evolucionário. Cabe à argumentação persuadir o grupo social como um todo. Caso haja entendimento entre os dois lados chega-se à evolução social.
E é assim que se acelera o nosso desenvolvimento Biológico-social.

Deixe seu comentário abaixo, seja esse uma sugestão, crítica ou questionamento! O importante é saber a sua opinião!

Obrigado!
Escrito por: Matheus Ximenes Marques.

Filo Mollusca - Curiosidades

Qual o maior molusco vivo?

          O maior molusco que habita os aceanos é a lula gigante (Architeuthis dux). Ele pode atingir até 20 metros e pode pesar cerca de 300 kilos. Seus olhos também estão entre os maiores do reino animal sendo do tamanho de um prato.
          Ela habita águas bastante profundas, com cerca de 1000 metros. A maior parte dos exemplares encontrados até hoje, foram achados mortos na praia ou arrastados por redes de pescadores. São o principal alimento das baleias cachalote. Na briga dos dois a lula deixa cicatrizes enormes na baleia, seus tentáculos possuem serras.
Se você já imaginou aquelas famosas lulas fritas, fique sabendo que embora cada uma das rodelinhas tivesse o tamanho de pneus de carro, ela não é comestível, tem gosto de sabão.
No Brasil o maior exemplar coletado tinha cerca de 2 metros e foi coletado por barcos de pesca de Santa Catarina.


 
Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/curiosidades/

Filo Mollusca - Curiosidades

  Bioindicadores

        Os Moluscos são um dos melhores bioindicadores de poluição já conhecidos. Por estarem quase à beira-mar, em uma zona onde se concentram os mais diversos tipos de poluentes, eles são facilmente afetados. No seu corpo concentram-se várias substâncias tóxicas, como o benzeno e metais pesados. Como são comedores de plânctons, organismos igualmente sensíveis à poluição, concentram-se e potencializam, até em mil vezes, elementos tóxicos nos seus corpos.
        Os moluscos bivalves, como os mexilhões, fazem passar uma grande quantidade de água por suas lamelas branquiais, retendo assim o plâncton contaminado.
Os moluscos são ecologicamente importantes por um motivo: suas conchas são o elemento vital do ciclo do calcário.


Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/curiosidades/default.asp?recid=8

Platelmintos e Nematóides

        Os vermes pertencentes ao filo Platelmintes são achatado e possuem simetria bilateral. Estes vermes são acelomados e possuem o sistema digestório incompleto (sem ânus). Possuem células sensoriais e apresentam reprodução sexuada e assexuada, com espécies dióicas e monóicas.
      Diferente dos Platelmintes, os Nematóides são vermes cilíndricos, pseudocelomados e apresentam o sistema digestório completo (boca e ânus) , são revestidos por uma cutícula rica em fibras de colágeno e em relação a reprodução, têm dimorfismo sexual. Ambos os filos têm digestão intra e extracelular e podem ser parasitas, acarretando problemas ao seu hospedeiro, sejam eles plantas, animais, e inclusive o ser humano.

Verminoses:  
                       * Teníase ou cistite - Taenia saginata (bovino) e Taenia solium (suínos)
                       *  Esquistossomose -Schistossoma mansoni
                       *  Ascaridíase -  Ascoris lumbricoides
                       * Ancilostoma ou amarelão- Ancilostoma duodenate e Necator americanus     
                       * Bicho Geográfico- Ancylostoma braziliensis
                       * Elefantíase - Wichereria bancrofti

Fonte da imagem:
 http://ilhareal.blogspot.com.br/2010/09/reino-animal.html
     As verminoses são doenças democráticas. Acontecem em ambos os sexos, independentemente da idade e da classe social, nas zonas rurais e urbanas. A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados ou através de pequenos ferimentos na pele.

 Dicas de prevenção:
  • Lavar bem e com frequência as mãos, especialmente quando for lidar com alimentos, antes das refeições e depois de usar o banheiro;
  • Lavar cuidadosamente os alimentos antes de prepará-los, especialmente os que vão ser consumidos crus;
  • Procurar não andar descalço em lugares em que não conheça as condições de higiene;
  • Procurar beber apenas água filtrada. Se não for possível, ferver antes de bebê-la.





Filo Cnidária

                Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais que se reúnem no filo Cnidaria.A maioria dos cnidários é encontrada em ambientes marinhos, e os principais representantes desse grupo são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas.
Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele, em razão de uma célula típica que eles possuem – chamada de cnidoblasto, que são estruturas responsáveis pela defesa e também pela captura de alimentos.

Curiosidades: Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.
No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.
Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

Nos Estados Unidos, mega medusa zumbi de 18 quilos fere 150 pessoas
Fonte da imagem: http://www.viajandoblog.com/post/2520/nos-estados-unidos-medusa-zumbi-de-18-quilos-fere-150-pessoas

Filo Porífero

          Já pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto de algum animal?

        Antes da invenção das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza doméstica, para esfregar panelas e copos, por exemplo. A esponja natural é o esqueleto macio de certas espécies de animais do grupo dos poríferos; esses esqueletos são feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma proteína chamada espongina.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php
 Complemento: Em geral, este filo vive no mar ou em água doce. São filtradores ou carnívoras, podendo estar isoladas ou em colônias, e possuem os mais diversos tamanhos e cores. Produzem compostos antibacterianos, antifúngicos e antivirais  (por isso utilizados como esponjas de banho) e liberam compostos tóxicos como defesa, que é de grande importância na indústria farmacêutica na produção de antibióticos e anti-inflamatórios.

Reino Animalia

                   O Reino Animalia é constituído por seres com reprodução sexuada com meiose gamética. Este reino tem seu desenvolvimento embrionário até gástrula e possui folhetos embrionários ou germinativos.
Em relação ao seu desenvolvimento, temos:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLQRAff1zGY4BACcsCx7dgFyYPoGQmQqOLfez9axBD-sxl7oouHCwvKMEZS9izyfMeySAo6_8wTSkWy4LbVdhvqBMi5RnSC4sDaIDx0Ae44Tyt5q26-Wj6wTq-Q-QLRdD-d7z_OXZNal-u/s400/reino+animalia+1+imagem.png
fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLQRAff1zGY4BACcsCx7dgFyYPoGQmQqOLfez9axBD-sxl7oouHCwvKMEZS9izyfMeySAo6_8wTSkWy4LbVdhvqBMi5RnSC4sDaIDx0Ae44Tyt5q26-Wj6wTq-Q-QLRdD-d7z_OXZNal-u/s400/reino+animalia+1+imagem.png

terça-feira, 8 de abril de 2014

Antibióticos

Penicilina/Antibióticos Betalactâmicos: Atuam na parede celular.
Aminoglicosídeos: Atuam na síntese proteica.
Rifampicina: Atuam na transcrição.
Quinolona e Nitrimidazol: Atuam na estrutura e função do DNA.

Reino Fungi

  • Zigomicetos: Vivem em geral no solo. Alguns são usados comercialmente para a produção de molho de soja, de hormônios anticoncepcionais e de medicamentos anti-inflamatórios.
    • Ascomicetos: Como exemplo de ascomicetos, temos o levedo, cuja principal espécie é a Sacchoromyces cerevisial, usada na fabricação de bebidas alcoólicas, ácool e pão.
    • Basidiomicetos: São os cogumelos e as orelhas-de-pau. Alguns como o Agaricus, são comestíveis, outros, como a Amanita muscaria, são tão venenosos que a ingestão de um pequeno pedaço pode causar a morte.
    • Quitridiomicetos: Algumas espécies são unicelulares, mas a maioria é pluricelular. Esses fungos formam esporos com flagelos, denominados zoóporos, que facilitam a dispersão em ambiente aquático, hábitat da maioria dos representantes do grupo.
    • Deuteromicetos: Alguns fungos que não apresentam formas sexuadas, costumam ser reunidos neste grupo, também chamados de fungos imperfeitos ou fungos conidiais, termo que deriva do fato de eles produzirem esporos muito finos, os conídio. 

    Beijo na boca, cuidado!

              A saliva é um transmissora de bactérias e vírus. Para se ter uma ideia do problema, num simples beijo, trocamos até 250 tipos de bactérias. Doenças agudas podem se desenvolver após a transmissão bacteriana e/ou viral que ocorre através do beijo. Desde uma simples gripe até doenças mais difíceis de tratar como por exemplo: faringites, laringites, amidalites, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningites, candidíase, tuberculose, sífilis podem ser transmitidos por esta via.

    Bactérias, bactérias…

    Bioinseticidas: As bactérias são empregadas para matar pragas que atacam a plantação, pois têm ação tóxica, evitando o uso de agrotóxicos.
    Biorremediação: É o uso de organismos ou de seus produtos para reduzir ou eliminar poluentes do ambiente.
    Bioindicadores: Análise da concentração delas em determinado ambiente pode dar uma ideia de seu grau de poluição ou contaminação.

    Morfologia e Fisiologia das Bactérias

              Quase todas as bactérias possuem parede celular, que envolve a membrana plasmática.
    Micoplasma: Bactéria que causa uma forma de pneumonia no ser humano.
    Cocos: Bactérias em forma de esfera.
    Bacilos: Bactérias em forma de bastão.
    Vibriões: Bactérias em forma de bastão curvo.
    Espirilos: Bactérias em forma de hélice, com célula rígida.
    Espiroquetas: Com célula flexível.
    Colônias: Bactérias se juntam.


    Nutrição

              A maioria das bactérias é heterotrófica por absorção: retira moléculas orgânicas já digeridas do ambiente ou de seres vivos parasitados.
    • Aeróbias: Dependem de oxigênio para conseguir energia e não sobrevivem sem esse gás.
    • Anaeróbias Facultativas: Podem viver com ou sem oxigênio.
    • Anaeróbias Obrigatórias ou Estritas: Não possuem as enzimas necessárias ao aproveitamento do oxigênio e por isso morrem por causa de determinada concentração de oxigênio. 
    Digestão: Extracelular por absorção


    Coloração de Gram

              É uma técnica de coloração para diferenciar microorganismos (bactérias) através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.  Essas bactérias podem ser classificados como Gram-positivas ou como Gram-negativas.

    Reino Monera

              A principal forma de reprodução das bactérias é a assexuada por divisão binária ou bipartição.
    Divisão Binária: A célula aumenta de tamanho e o DNA se duplica.
    Clones: A célula se divide ficando uma cópia do DNA para cada célula-filha.
    Conjugação: Duas bactérias se ligam pelas fímbrias e ocorre a transferência do plasmídeo de uma para outra.
    O gene que confere resistência à bactéria surge por mutação e não por ação do antibiótico.


    Doenças mais comuns causadas pelos vírus:

    Resfriado Comum;
    Caxumba;
    Raiva;
    Rubéola;
    Sarampo;
    Hepatites;
    Dengue;
    Poliomielite;
    Febre amarela;
    Varicela
    Catapora;
    Varíola;
    Meningite viral;
    Mononucleose Infecciosa;
    Herpes
    AIDS

    •  A melhor forma de evitar as doenças causadas por vírus é tomar as vacinas para prevenir suas infecções e fazer o uso de medicamentos próprios, todos com recomendação médica. Quando um vírus ou outro microrganismo invade o corpo, há produção de anticorpos, moléculas que atacam o invasor. Em alguns casos, os anticorpos produzidos após a primeira infecção ou vacinação fornecem proteção permanente, e a pessoa dificilmente fica doente de novo.

    Curiosidades sobre Vírus, Bactérias e mais.

    • No final do século 19, bactérias, cogumelos microscópicos ou parasitos eram os únicos agentes infecciosos conhecidos. Quando o engenheiro químico Martinus Beijerinck se referiu a uma estrutura posterirmente identificada como vírus, nomes científicos consagrados, em particular Émile Roux repudiaram a ideia.
    • Ao final da 1ª Guerra Mundial foram identificados vírus patogênicos para as plantas, animais, homens e bactérias com frequência. Surgiu, então, o conceito de ultravírus, para indicar seu tamanho além das possibilidades do microscópio óptico.
    • A partir de 1939 cientistas americanos e europeus se reuniram nos Estados Unidos e adotaram o “modelo fago” para explicar os mecanismos pelos quais os vírus infectam as células.
    • A partir dos anos 60, com o desenvolvimento das culturas celulares, testes sorológicos e a microscopia eletrônica, os virologistas se equiparam com ferramentas técnicas para diagnósticos e construíram as bases da biologia viral. A virologia conquistava autonomia.

    Vírus

           Os vírus não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de células vivas, causando doenças no ser humano e em outros seres vivos.