terça-feira, 27 de maio de 2014

A última peça

A evolução dos seres vivos não terminou
Os seres-humanos não somente estão evoluindo, mas também acelerando o seu processo evolutivo.  Fazem isso por meio de vacinas, antibióticos, antivirais, entre outros medicamentos.
Para entender melhor, vamos conceituar o termo Evolução:
Para isso, vamos recorrer à história da biologia: a Árvore Filogenética- um simples esquema de conexões que representa o ciclo evolutivo dos seres vivos e que nos ajuda a entender muito bem como tudo aconteceu.
Essa é a Árvore Filogenética em todo seu esplendor (o que já não é bem uma árvore! Isso aqui está mais pra uma "Esfera da vida"). 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWYK5dvV6xrYSGk6jsJHofYdOaYInFdxeVZzWHSR29q7E8p9pxYeUoN3EtJaUpMrsrW7G5D5b8eawb9bRqKyHLBm0p6biEsuFKicVwScrRvVbaw-eNTZ7zr3I3jXiBrezi7_8oD8oz6jUl/s1600/tree_of_life.jpeg

 Este modelo é um pouco mais fácil de visualizar! ( com certeza )
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhPwTBIbxBmKQ0A98x_0wWdeQ-yhieMw8nsrgp21ucIGVs2tE_
Fazendo uma reflexão sobre essa extraordinária árvore milenar, pude observar que cada evolução, seja essa por Anagênese ou Cladogênese, se dá por um motivo especial que geralmente é uma dificuldade imposta pela natureza, que gera assim uma necessidade. A mutação ou o surgimento de uma nova espécie podem ser vistos então como a solução encontrada para determinado problema.
Conceituado isso, é preciso relacionar, agora, as diferentes formas evolucionárias em questão. Digamos que o processo de evolução do homem deve-se em sua maioria ao fato de serem indivíduos racionais.
Você deve estar se perguntando: o que é que esse maluco está tentando me dizer?
O que eu quero dizer é que o fato de sermos racionais nos remete ao modo como solucionamos nossos “problemas” biológicos. Se surge uma doença, os cientistas (biólogos, biomédicos, biotecnólogos, etc.) recorrem a recursos naturais que possam erradicá-la. Nós nos utilizamos de características oriundas de outros animais, em prol da sociedade.
Teste do pezinho.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgewc7OWK2BYT3d3ie0ljMcglNC_egGxPceDGKJVV8JQgBcbEIXw
E para massificar isso, pense no seguinte: Uma criança, Logo quando nasce faz o teste do pezinho. Com isso é feito um check up, no qual é possível descobrir uma série de doenças que a criança pode vir a desenvolver. Enquanto que um recém-nascido à apenas 200 anos atrás morria sem se quer saber a causa de sua morte. Isso meus amigos é evolução.
Não precisamos esperar mil ou até mesmo milhões de anos para sofrer uma variação genética devido a uma dificuldade imposta pela natureza! Muito pelo contrário, os cientistas do mundo todo se utilizam da natureza para vencer obstáculos o mais rápido possível e manter o equilíbrio da vida!
Isso parece bom? Sim, isso é ótimo, mas há um problema nessa história toda. Acontece que muitas vezes essas modificações biológicas, promovidas pelo homem, resultam em muitos conflitos sociais, nos quais há dois lados: o que apoia as mudanças e outro que procura manter a ordem natural das coisas. Geralmente esse último (conservador) é composto por teólogos ou leigos que dizem que “tudo que vem de Deus não precisa ser mudado”. E aqui, caros leitores! Entra a argumentação de forma sutil, porém crucial para o desfecho desse processo evolucionário. Cabe à argumentação persuadir o grupo social como um todo. Caso haja entendimento entre os dois lados chega-se à evolução social.
E é assim que se acelera o nosso desenvolvimento Biológico-social.

Deixe seu comentário abaixo, seja esse uma sugestão, crítica ou questionamento! O importante é saber a sua opinião!

Obrigado!
Escrito por: Matheus Ximenes Marques.

5 comentários:

  1. Ótima colocação. Com o avanço da tecnologia pode-se atingir um patamar de evolução muito superior,pois a medida que esta aumenta o conhecimento consequentemente também evolui. Em relação aos teologos e conservadores,creio que se há uma evolução e um conhecimento superior comparado com as décadas passadas é, por sua via, dada por Deus,pois Ele que capacita o ser humano para tal. Uma evolução social seria de extrema importancia e acho que não está muito longe de ser atingida. Enfim, adorei o texto,conseguistes conquistar a atenção do leitor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Paloma R. Chaves, Deus nos criou e deseja o nosso bem acima de tudo! Portanto não se deve achar que há uma barreira, por ele imposta contra a evolução de seus filhos. Além disso, o objetivo da biotecnologia consiste em entrar em harmonia com a natureza, promovendo um mundo menos artificial. O que elimina a hipótese de que estamos mudando a ordem natural das coisas!

      Excluir
  2. Concordo contigo,essa barreira não deve existir. Sem ela pensamentos,atitudes,gestos,tudo evoluiria e enfim a religião poderia,de certa forma,estar ao lado da ciência. Seria incrível. Não só a biotecnologia como também a bioinformática contribuem para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Paloma! Adorei saber a sua opinião e definitivamente concordo que seria incrível mesmo, se algum dia o grande tabú em relação a "RELIGIÃO vs CIÊNCIA" pudesse enfim ser vencido.

      Excluir
  3. Excelente texto! Tá escrevendo bem hein guri? Conquistou minha atenção do início ao fim!

    ResponderExcluir