quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Insetos


O que são 

Os insetos são animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Sugiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, podemos destacar: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitas outras.

Destacando uma delas, vamos falar das formigas. Em especial da Formiga Bordadeira.
Essas, têm a fama de ser responsáveis por "fenômenos religiosos". No Estado do Espírito Santo, região da serra, por exemplo "formigas" sensíveis à arte, bordam nas folhas das árvores imagens de Nossa Senhora.

Depois de um tempo, em uma entrevista feita pelo Globo Reporter, o prof. Marcelo Teixeira Tavares disse não haver qualquer tipo de relação entre as imagens e as formigas. Fez isso analisando o tipo de furo deixado nas folhas que eram perfeitamente circulares como os feitos pela ponta de um alfinete.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Anfíbios

  • A Rã-voadora habita as florestas do Sudoeste Asiático. Na verdade não consegue voar, mas plana muito bem. Quando salta de uma árvore para outra afasta bem os dedos e então a membrana interdigital (que fica entre os dedos) transforma cada uma das patas num pára-quedas e a rã cai suavemente no ar, até chegar ao tronco de outra árvore.

  • O menor sapo do mundo é de Cuba com apenas meia polegada. O maior vem do Oeste da África e tem aproximadamente 12 polegadas.


Subfilo Arachnida

         A classe Arachnida inclui as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos. Apesar de existir grande diversidade de formas entre os aracnídeos, eles apresentam muitas características em comum. 
        O corpo é normalmente dividido em cefalotórax e abdômen, que, nos aracnídeos, pode também receber os nomes de prossomo e opistossomo, respectivamente. Os aracnídeos diferem dos outros artrópodes por não possuírem antenas nem mandíbulas. Eles possuem, como estrutura desenvolvida, as quelíceras, fato que deu ao grupo o nome de animais quelicerados.  Outra característica importante dos aracnídeos é a presença de quatro  pares de pernas no cefalotórax. O abdome não contém apêndices, embora nos escorpiões exista um par de apêndices sensoriais localizados logo no início do pré-abdome.
           Os aracnídeos são artrópodes terrestres, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho: o grupo dos Hydracarina. Muitos possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar suas presas. O veneno da maioria das aranhas e dos escorpiões não é tóxico para o homem, mas existem espécies que podem representar algum perigo, especialmente para crianças. Entretanto, o número de casos fatais é abaixo e existem soros contra a picada desses animais, 

  • Sistema excretor dos aracnídeos: A excreção nos aracnídeos é feira por túbulos de Malpighi, semelhantes aos dos insetos, e também por glândulas localizadas na base das pernas, denominadas glândulas coxais. 
  • Sistema respiratório: A respiração é feita por filotraquéias, também denominadas "pulmões foliáceos". Nos escorpiões, essas são as únicas estruturas respiratórias, mas nas aranhas além das filotraquéias, existem as traquéias, semelhantes às dos insetos.


Subfilo Crustacea

Curiosidades sobre os Crustáceos:

  • Um camarão de 5 cm de comprimento é mais barulhento que uma baleia azul de 140 toneladas. Apesar disso, nós não conseguimos escutá-los. Isso porque seus sons são emitidos em uma frequência abaixo da que é possível ser ouvida pelo homem.
  • O maior camarão de água doce do mundo vive nos rios da Amazônia. Ele chega a medir 48 centímetros de comprimento. 
  • As lagostas aparecem em várias cores na natureza. Depois de cozidas, porém, todas são vermelhas. Cada uma põe, em vida, cerca de 100 mil ovos
  • O carangueijo-fantasma corre a 5 km/h. Comparado a seu tamanho, a velocidade é extraordinária.
  • Há cerca de 26 mil espécies de crustáceos na natureza.
  • A palavra "crustáceo" origina-se do latim "crusta", que significa "carapaça dura".
  • O camarão é conhecido como o "lixeiro do mar". Ele tem essa fama por se alimentar de animais mortos e outros detritos orgânicos.
  • O caranguejo ermitão é um dos poucos crustáceos que não possuem carapaça. Por isso eles se abrigam na concha abandonada de moluscos.



Filo Arthropoda

        O Filo Arthropoda, devido a sua boa adaptação a diferentes ambientes e suas características mais desenvolvidas, agrupa mais de 800 mil espécies. A maioria de sua variedade se deve ao seu sub filo insecta, sendo distribuído por mais de 30 ordens a partir do critério da contagem do número e forma das asas.


      O filo inclui crustáceos, insetos, aracnídeos, diplóides e chelópodes, podendo variar de tamanhos microscópios até grandes envergadoras com vários metros!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Filo Annelida

       Anelídeos na agricultura, economia e medicina

     As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. Após a digestão, eliminam as fezes que são ricas em restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando o solo. O húmus, como são chamadas as fezes são ricas em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macronutrientes necessários às plantas em geral.

      Ao se movimentarem pelo interior da terra, as minhocas formam túneis, os quais auxiliam na aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas, sendo de suma importância para a agricultura. Outras minhocas com grande importância ecológica são os Tubifex em que, sua proliferação permite identificar águas poluídas por detritos orgânicos.

  • ·         Acredita-se que as minhocas podem revolver cerca de cinco toneladas de terra durante um ano. Estima-se também que, a cada metro quadrado de solo, existam 8.000 minhocas. Em solos muito férteis, elas podem chegar a 100.000 por metro quadrado.
  • ·         As minhocas se reproduzem rapidamente: uma única minhoca põe de 12 a 16 milhões de ovos ao longo de sua vida que gira em torno de 16 anos. Sua maturidade sexual é atingida entre os 60 e 90 dias de idade. E sua reprodução pode ocorrer ao longo do ano, principalmente nas épocas de clima quente e úmido.
  • ·         Sanguessuga (Hirudo medicinalis).Em séculos passados, elas eram utilizadas amplamente na medicina, para extrair o sangue das pessoas e tratar de problemas como a pressão alta, por exemplo. O paciente melhorava e não sentia nenhuma dor com este processo, pois a sanguessuga libera uma substância anestésica e anticoagulante, a hirudina.
  • ·         Atualmente as sanguessugas te sido usadas na prevenção de necrose tecidual, após cirurgias reparadoras. Nos dias atuais, a substância encontrada em sua saliva é utilizada para tratar trombose.
  •    Os poliquetos, que, em sua grande maioria, são animais marinhos; não são muito populares, nem conhecidos, pois vivem enterrados no fundo do mar. Uma curiosidade: uma espécie de poliqueto, o Eunice viridis, conhecido como palolo, é um prato requintado da culinária das ilhas de Samoa e Fiji, no oceano Pacífico.