terça-feira, 27 de maio de 2014

A última peça

A evolução dos seres vivos não terminou
Os seres-humanos não somente estão evoluindo, mas também acelerando o seu processo evolutivo.  Fazem isso por meio de vacinas, antibióticos, antivirais, entre outros medicamentos.
Para entender melhor, vamos conceituar o termo Evolução:
Para isso, vamos recorrer à história da biologia: a Árvore Filogenética- um simples esquema de conexões que representa o ciclo evolutivo dos seres vivos e que nos ajuda a entender muito bem como tudo aconteceu.
Essa é a Árvore Filogenética em todo seu esplendor (o que já não é bem uma árvore! Isso aqui está mais pra uma "Esfera da vida"). 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWYK5dvV6xrYSGk6jsJHofYdOaYInFdxeVZzWHSR29q7E8p9pxYeUoN3EtJaUpMrsrW7G5D5b8eawb9bRqKyHLBm0p6biEsuFKicVwScrRvVbaw-eNTZ7zr3I3jXiBrezi7_8oD8oz6jUl/s1600/tree_of_life.jpeg

 Este modelo é um pouco mais fácil de visualizar! ( com certeza )
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhPwTBIbxBmKQ0A98x_0wWdeQ-yhieMw8nsrgp21ucIGVs2tE_
Fazendo uma reflexão sobre essa extraordinária árvore milenar, pude observar que cada evolução, seja essa por Anagênese ou Cladogênese, se dá por um motivo especial que geralmente é uma dificuldade imposta pela natureza, que gera assim uma necessidade. A mutação ou o surgimento de uma nova espécie podem ser vistos então como a solução encontrada para determinado problema.
Conceituado isso, é preciso relacionar, agora, as diferentes formas evolucionárias em questão. Digamos que o processo de evolução do homem deve-se em sua maioria ao fato de serem indivíduos racionais.
Você deve estar se perguntando: o que é que esse maluco está tentando me dizer?
O que eu quero dizer é que o fato de sermos racionais nos remete ao modo como solucionamos nossos “problemas” biológicos. Se surge uma doença, os cientistas (biólogos, biomédicos, biotecnólogos, etc.) recorrem a recursos naturais que possam erradicá-la. Nós nos utilizamos de características oriundas de outros animais, em prol da sociedade.
Teste do pezinho.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgewc7OWK2BYT3d3ie0ljMcglNC_egGxPceDGKJVV8JQgBcbEIXw
E para massificar isso, pense no seguinte: Uma criança, Logo quando nasce faz o teste do pezinho. Com isso é feito um check up, no qual é possível descobrir uma série de doenças que a criança pode vir a desenvolver. Enquanto que um recém-nascido à apenas 200 anos atrás morria sem se quer saber a causa de sua morte. Isso meus amigos é evolução.
Não precisamos esperar mil ou até mesmo milhões de anos para sofrer uma variação genética devido a uma dificuldade imposta pela natureza! Muito pelo contrário, os cientistas do mundo todo se utilizam da natureza para vencer obstáculos o mais rápido possível e manter o equilíbrio da vida!
Isso parece bom? Sim, isso é ótimo, mas há um problema nessa história toda. Acontece que muitas vezes essas modificações biológicas, promovidas pelo homem, resultam em muitos conflitos sociais, nos quais há dois lados: o que apoia as mudanças e outro que procura manter a ordem natural das coisas. Geralmente esse último (conservador) é composto por teólogos ou leigos que dizem que “tudo que vem de Deus não precisa ser mudado”. E aqui, caros leitores! Entra a argumentação de forma sutil, porém crucial para o desfecho desse processo evolucionário. Cabe à argumentação persuadir o grupo social como um todo. Caso haja entendimento entre os dois lados chega-se à evolução social.
E é assim que se acelera o nosso desenvolvimento Biológico-social.

Deixe seu comentário abaixo, seja esse uma sugestão, crítica ou questionamento! O importante é saber a sua opinião!

Obrigado!
Escrito por: Matheus Ximenes Marques.

Filo Mollusca - Curiosidades

Qual o maior molusco vivo?

          O maior molusco que habita os aceanos é a lula gigante (Architeuthis dux). Ele pode atingir até 20 metros e pode pesar cerca de 300 kilos. Seus olhos também estão entre os maiores do reino animal sendo do tamanho de um prato.
          Ela habita águas bastante profundas, com cerca de 1000 metros. A maior parte dos exemplares encontrados até hoje, foram achados mortos na praia ou arrastados por redes de pescadores. São o principal alimento das baleias cachalote. Na briga dos dois a lula deixa cicatrizes enormes na baleia, seus tentáculos possuem serras.
Se você já imaginou aquelas famosas lulas fritas, fique sabendo que embora cada uma das rodelinhas tivesse o tamanho de pneus de carro, ela não é comestível, tem gosto de sabão.
No Brasil o maior exemplar coletado tinha cerca de 2 metros e foi coletado por barcos de pesca de Santa Catarina.


 
Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/curiosidades/

Filo Mollusca - Curiosidades

  Bioindicadores

        Os Moluscos são um dos melhores bioindicadores de poluição já conhecidos. Por estarem quase à beira-mar, em uma zona onde se concentram os mais diversos tipos de poluentes, eles são facilmente afetados. No seu corpo concentram-se várias substâncias tóxicas, como o benzeno e metais pesados. Como são comedores de plânctons, organismos igualmente sensíveis à poluição, concentram-se e potencializam, até em mil vezes, elementos tóxicos nos seus corpos.
        Os moluscos bivalves, como os mexilhões, fazem passar uma grande quantidade de água por suas lamelas branquiais, retendo assim o plâncton contaminado.
Os moluscos são ecologicamente importantes por um motivo: suas conchas são o elemento vital do ciclo do calcário.


Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/curiosidades/default.asp?recid=8

Platelmintos e Nematóides

        Os vermes pertencentes ao filo Platelmintes são achatado e possuem simetria bilateral. Estes vermes são acelomados e possuem o sistema digestório incompleto (sem ânus). Possuem células sensoriais e apresentam reprodução sexuada e assexuada, com espécies dióicas e monóicas.
      Diferente dos Platelmintes, os Nematóides são vermes cilíndricos, pseudocelomados e apresentam o sistema digestório completo (boca e ânus) , são revestidos por uma cutícula rica em fibras de colágeno e em relação a reprodução, têm dimorfismo sexual. Ambos os filos têm digestão intra e extracelular e podem ser parasitas, acarretando problemas ao seu hospedeiro, sejam eles plantas, animais, e inclusive o ser humano.

Verminoses:  
                       * Teníase ou cistite - Taenia saginata (bovino) e Taenia solium (suínos)
                       *  Esquistossomose -Schistossoma mansoni
                       *  Ascaridíase -  Ascoris lumbricoides
                       * Ancilostoma ou amarelão- Ancilostoma duodenate e Necator americanus     
                       * Bicho Geográfico- Ancylostoma braziliensis
                       * Elefantíase - Wichereria bancrofti

Fonte da imagem:
 http://ilhareal.blogspot.com.br/2010/09/reino-animal.html
     As verminoses são doenças democráticas. Acontecem em ambos os sexos, independentemente da idade e da classe social, nas zonas rurais e urbanas. A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados ou através de pequenos ferimentos na pele.

 Dicas de prevenção:
  • Lavar bem e com frequência as mãos, especialmente quando for lidar com alimentos, antes das refeições e depois de usar o banheiro;
  • Lavar cuidadosamente os alimentos antes de prepará-los, especialmente os que vão ser consumidos crus;
  • Procurar não andar descalço em lugares em que não conheça as condições de higiene;
  • Procurar beber apenas água filtrada. Se não for possível, ferver antes de bebê-la.





Filo Cnidária

                Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais que se reúnem no filo Cnidaria.A maioria dos cnidários é encontrada em ambientes marinhos, e os principais representantes desse grupo são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas.
Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele, em razão de uma célula típica que eles possuem – chamada de cnidoblasto, que são estruturas responsáveis pela defesa e também pela captura de alimentos.

Curiosidades: Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.
No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.
Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

Nos Estados Unidos, mega medusa zumbi de 18 quilos fere 150 pessoas
Fonte da imagem: http://www.viajandoblog.com/post/2520/nos-estados-unidos-medusa-zumbi-de-18-quilos-fere-150-pessoas

Filo Porífero

          Já pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto de algum animal?

        Antes da invenção das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza doméstica, para esfregar panelas e copos, por exemplo. A esponja natural é o esqueleto macio de certas espécies de animais do grupo dos poríferos; esses esqueletos são feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma proteína chamada espongina.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php
 Complemento: Em geral, este filo vive no mar ou em água doce. São filtradores ou carnívoras, podendo estar isoladas ou em colônias, e possuem os mais diversos tamanhos e cores. Produzem compostos antibacterianos, antifúngicos e antivirais  (por isso utilizados como esponjas de banho) e liberam compostos tóxicos como defesa, que é de grande importância na indústria farmacêutica na produção de antibióticos e anti-inflamatórios.

Reino Animalia

                   O Reino Animalia é constituído por seres com reprodução sexuada com meiose gamética. Este reino tem seu desenvolvimento embrionário até gástrula e possui folhetos embrionários ou germinativos.
Em relação ao seu desenvolvimento, temos:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLQRAff1zGY4BACcsCx7dgFyYPoGQmQqOLfez9axBD-sxl7oouHCwvKMEZS9izyfMeySAo6_8wTSkWy4LbVdhvqBMi5RnSC4sDaIDx0Ae44Tyt5q26-Wj6wTq-Q-QLRdD-d7z_OXZNal-u/s400/reino+animalia+1+imagem.png
fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLQRAff1zGY4BACcsCx7dgFyYPoGQmQqOLfez9axBD-sxl7oouHCwvKMEZS9izyfMeySAo6_8wTSkWy4LbVdhvqBMi5RnSC4sDaIDx0Ae44Tyt5q26-Wj6wTq-Q-QLRdD-d7z_OXZNal-u/s400/reino+animalia+1+imagem.png